quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A arte dos animais


Olhe para esta foto, este eh o caramanchão criado pelo bowerbird, Amblyornis Inornatus, natural de Nova Guine, ele costuma criar estes ninhos coloridos e simetricos para atrair a fêmea, alem de também ser um compositor inato, pois cada passiforme tem seu proprio canto com suas próprias notas e particularidades, que poderiam competir com qualquer musica alternativa humana (ainda estou procurando uma gravacao para colocar no blog).


No site do museu americado de historia natural encontrei o mesmo questionamento que me fiz quando li sobre o bowerbird, sera que os animais tambem podem criar arte? E se podem criar arte, a producao artistica nao eh ainda mais inata do que, por exemplo, a linguagem?


"A arte é difícil de definir. Podemos considerar arte algo por causa da resposta que suscita no espectador, o contexto no qual ele é visto (que respondem diferentemente a uma lata de sopa exibidos em um museu) ou qualidades formais, tais como equilíbrio e simetria. Se esses critérios fossem suficientes, uma rocha ou teia de aranha podem ser chamados de arte. Mas a arte também implica a intenção de se expressar. Embora muitos animais criem padrões e estruturas que inspiram admiração nos seres humanos, há pouca evidência de que eles estão se engajando na expressão artística."


Uma caracteristica da arte que produzimos, desde o surgimento da escrita ate hoje, eh o engajamento politico, nada alem disso diferencia a "nossa arte" da do bowerbird ou da aranha.

"Muitos animais produzem colorido, simétrico padrões, mas eles não são necessariamente criados para o seu apelo visual. Embora possam ser complicado e belo, mais construções animal ou são puramente funcionais (como um ninho) ou produzidos em resposta a algumas impulso biológico (como atrair um companheiro)."



Sem ser capaz de concluir satisfatoriamente meu pensamento, abstenho-me a repetir que "nada se perde, nada se cria: tudo se transforma", assim eh o homem e sua arte, primeiro ele viu a natureza, depois se atraveu a copia-la e chamar-se genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário