quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Monografia para o curso de Imigracao Europeia e Asiatica

Apresentado junto a Unesp de Assis. nota: 9


Este trabalho foi idealizado após o conhecimento de outra pesquisa envolvendo imigrantes. Estudando as raízes brasileiras e sendo uma estudante da língua alemã me foi fascinante notar o crescimento e educação, tão restrita naquela época, adquirida por essas mulheres leitoras, a vitória do preconceito e também a marca dos estereótipos retratados.

Já foi comprovado por meio de pesquisas científicas que o cabelo loiro, comum nas alemãs, costuma remeter pureza e infantilidade aos homens, de uma forma bastante atraente, sendo o papel de sensualidade e malícia reservado às morenas.

É interessante observar como o desejo e a sensualidade nunca abandonaram a humanidade apesar de todos os esforços que faziam para que essas mulheres permanecessem livres desse gênero de tentação.

Peri acabou se mostrando o personagem central da análise, pois apesar da identidade das senhoras com a moça Cecília, a maior razão disso foi o desejo de possuírem um homem forte, bonito e inteligente como esse índio, aos seus pés, com toda sua brasilidade, sendo isso possibilitado após sua conversão ao catolicismo, mostrando aí, o comprometimento de Alencar com a educação do que ele considerava propício para as moças da sua época.

Quanto ao romance, sentimentalismo e homem ideal ambicionado neste livro, pouco se mudou da busca contemporânea da mulher globalizada pelo homem ideal, precisando apenas olhar os filmes adolescentes que povoam as telas do cinema atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário